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Encontro Regional «Legados de Arte, Engenho e Pedagogia. Redes de colaboração entre o CFAE Beatriz Serpa Branco e as Bibliotecas Escolares turma T1(24-25)

Apresentação

A celebração dos 500 anos do nascimento de Luís de Camões foi o mote para a temática central do Encontro Regional «Legados de Arte, Engenho e Pedagogia. Redes de colaboração entre o CFAE Beatriz Serpa Branco e as Bibliotecas Escolares», evento centrado na homenagem e divulgação de artistas e pedagogos nacionais. Resgatar a memória histórica é também uma oportunidade para preservar a memória coletiva e refletir sobre o presente e os passos e caminhos a seguir no futuro. Reunir diferentes pontos de vista em torno de uma temática tão relevante e significativa como a que se apresenta, contribuirá para o fortalecimento dos vínculos sociais e comunitários. Através da leitura, narração e escrita serão exploradas ferramentas fundamentais para a profissão docente atual, contribuindo ainda para a construção de uma comunidade mais unida e solidária, fundamentada nos valores da liberdade, igualdade e fraternidade. A realização deste Encontro será ainda uma oportunidade valiosa para celebrar a pedagoga Beatriz Serpa Branco, patrona do CFAE organizador. As redes colaborativas são um ponto-chave para que a conjugação de objetivos comuns resulte em laços de colaboração, exatamente como o alvitrado nesta parceria entre o Centro de Formação e as Bibliotecas Escolares, que tem como expressão prática a realização do Encontro Regional «Legados de Arte, Engenho e Pedagogia. Redes de colaboração entre o CFAE Beatriz Serpa Branco e as Bibliotecas Escolares do Alentejo», a decorrer em dois dias, 10 e 11 de junho de 2025

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.

Objetivos

Potenciar a reflexão crítica em torno da temática; Promover a divulgação das boas práticas pedagógicas e formativas.

Conteúdos

O Encontro realiza-se em torno da temática «Legados de Arte, Engenho e Pedagogia». Esta temática será desenvolvida nas Conferências, Mesasredondas para divulgação de boas práticas (dos agrupamentos de escolas e das bibliotecas escolares), Tertúlia e Workshops sobre Arte, Inteligência Artificial, Ciência, Leitura e Escrita. 10 de julho de 2025 (quinta-feira) 8h30 / 9h - Abertura do secretariado 9h / 9h30 - Momento cultural 9h30 / 10h - Sessão de Abertura (Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco, Comissária do PNL, Delegada Regional da DGEstE, Reitora da UÉ, Presidente da CME, Coordenadora Nacional da Rede Bibliotecas Escolares) 10h / 10h30 – Sessão Plenária de Boas Práticas: AE Gabriel Pereira (título a indicar)); AE de Redondo («Conforme o Amor, assim o Entendimento. Hernâni Cidade e a Luz de Camões»; AE de Estremoz e ES Rainha Santa Isabel («Pelo sonho vamos…»); AE Escola Profissional de Alter do Chão e AE de Alter do Chão («Con.raizes- História, tradição e inovação em Alter do Chão»); AE André de Gouveia («Audácias…») 10h30 / 11h30 – Conferência 1 – Carlos Reis, «Legados de um ’épico’: figurações camonianas» 11h30 / 12h –COFFEE BREAK 12h / 13h - Sessão Plenária: Homenagem a Beatriz Serpa Branco 13h00 – ALMOÇO LIVRE 15h / 18h30 – Sessões simultâneas: Workshop 1 – Leonor Serpa Branco título a indicar) Workshop 2 – Jorge Serafim, «Contar para respirar» Workshop 3 – Patrícia Lucas, «Entre Palavras e Traços: Retratos de um Legado Vivo» Workshop 4 – Laura Chagas, «Da pena à IA: Camões e o Magic School» Workshop 5 – Centro Ciência Viva de Estremoz, «Das Estrelas à Radiação, dos Olhos à Visão; A Ciência em Camões» 11 de julho de 2025 (sexta-feira) 9h / 12h30 – Sessões simultâneas: Workshop 1 – Rosário Alçada Araújo, «Ora agora contas tu» Workshop 2 – José Calado, «O meu colega é um Robot: IA em sala de aula» Workshop 3 – Li Alves, «Poesia Slam enquanto ferramenta pedagógica» Workshop 4 – Sara Rodi, «O meu legado – Escrever quem sou e o que tenho para dar» Workshop 5 – Cátia Terrinca, «Palavras para lá do papel» 12h30 – ALMOÇO LIVRE 14h / 14h30 – Sessão Plenária de Boas Práticas: AE de Vendas, «Projeto EcoVida: Embaixadores do Ambiente no AEVN. Aprender com as Mãos na Terra»; AE de Montemor-o-Novo (Projeto EcoCiência); AE de Mora, ««A água que nos liga» - Projeto Con.Raízes; AE de Portel («Portel celebra Camões) 14h30 / 15h30 – Conferência 2 – Teresa Calçada, «Engenho, arte e saber ao serviço das bibliotecas» 15h30 / 16h30 – Sessão Plenária de Boas Práticas: AE Severim de Faria (título a indicar); AE Manuel Ferreira Patrício (título a indicar); AE de Arraiolos, «Cunha Rivara: uma vida, um legado»; AE de Viana do Alentejo (título a indicar); Escola Profissional da Região Alentejo (título a indicar) 16h30 / 18h – Tertúlia «Legados de Engenho, Arte e Pedagogia, com Nuno Franco Pires, Vítor Encarnação, Sara Rodi, Carlos Reis e António Ramalho 18h – Encerramento do Encontro - Diretora do CFAE Beatriz Serpa Branco e Coordenadoras Interconcelhias das BE do Alentejo

Metodologias

O Encontro contempla duas Conferências, quatro Mesas redondas para divulgação de boas práticas (dos agrupamentos de escolas e das bibliotecasescolares) e dez Workshops sobre Arte, Inteligência Artificial, Ciência, Leitura e Escrita. As sessões serão, pois, teórico-práticas e de seminário, potenciando ainda o debate e a reflexão coletiva.

Avaliação

Aplicação do determinado no regime Jurídico da Formação Contínua de professores, Decreto-Lei n.º 22/2014, de 11 de fevereiro, conjugado com oDespacho n.º 4595/2015, de 6 de maio e com o “Regulamento para Acreditação e Creditação de Ações de Formação Contínua. A classificação decada formando será realizada na escala de 1 a 10 conforme indicado no Despacho n.º 4595/2015, de 6 de maio, respeitando todos os dispositivoslegais da avaliação contínua e tendo por base a participação/contributos e o trabalho final individual elaborado pelos formandos.

Bibliografia

- IFLA (2006). Guidelines on Information Literacy for Lifelong Learning. Retirado de:http://www.ifla.org/publications/guidelines-on-information-literacy-for-lifelong-learning - Kuhlthau, Carol C. (2001). Keynote Paper: Notes: Rethinking Libraries for the Information Age School: Vital Roles in Inquiry Learning. The 2001IASL Conference. Auckland, New Zealand, 9-12 July. Retirado de: http://www.iasl-online.org/events/conf/keynote-kuhlthau2001.html - Ministério da Educação. Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, Lisboa: ME, 2017 - Ministério da Educação e Ciência. Programas e Metas Curriculares. Retirado de http://www.dge.mec.pt/metascurriculares/ Ministério da Educação. Departamento de Educação Básica (1997). Orientações Curriculares para a Educação Pré-escolar. Lisboa: ME. DEB.Retirado de:http://educacao.te.pt/images/downloads/documentos/orientacoes_curriculares_pre_escolar.pdf

Formador

Maria do Carmo Monteiro da Cunha Pato

Lucinda Andrade Elias Correia Pito Simões

Fatima Manuel Caeiro Bonzinho

Maria José Cascalheira Alves

Teresa Maria Vicente Guerreiro

Início: 10-07-2025
Fim: 11-07-2025
Acreditação: CCPFC/ACC-135391/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 15 h
Local: None